Na noite de sexta-feira (17 de outubro), o Poder Legislativo de Camargo realizou a Sessão Ordinária Mirim, comandada pelos vereadores do Projeto 2025. A Câmara de Vereadores ficou lotada, pelos jovens, familiares e autoridades.
A iniciativa buscou promover a participação cidadã e o aprendizado político entre os estudantes, permitindo que eles vivenciem, na prática, o funcionamento do Poder Legislativo. Assim, os alunos entre 10 a 13 anos tiveram a oportunidade de compreender melhor como são elaboradas as leis e como se dá a representação política e democrática na comunidade.
“O projeto contou com a seleção de nove alunos das três escolas locais — E.E.E.M. Pandiá Calógeras, E.M.E.F. Campos Sales e E.M.E.F. Silva Jardim —, que irão atuar como vereadores mirins durante a legislatura de 2025-2026.
A escolha foi feita por meio da apresentação de projetos escolares, avaliados por uma Comissão Organizadora formada por representantes da Câmara, das escolas e das bancadas de vereadores. Dentre as três escolas foram apresentados cerca de 70 projetos” destacou ela.
Os vereadores mirins eleitos tomaram posse no plenário, houve a entrega do diploma. Em seguida, os jovens realizaram o juramento, formalizando o compromisso com a ética, a responsabilidade e o respeito ao próximo — valores que fundamentam a atividade legislativa, realizado pelo presidente casa Claudemir Lodi.
“Estamos muito felizes por mais uma vez receber a comunidade escolar neste projeto. É muito importante que se discuta política e ética com as nossas crianças e adolescentes, pois com certeza eles são o futuro na nossa cidade, com certeza daqui pode sair prefeito, vice-prefeito ou vereadores”, avalia a Presidente do Legislativo, vereador Claudemir Lodi.
A mesa diretora do Poder Legislativo ficou assim constituída: Presidente: Laís Bavaresco Miri (Escola Estadual Pandiá Calógeras), Vice-presidente: Maria Cecília Mascarello Rosa (Escola Estadual Pandiá Calógeras) e Secretária Ana Luiza Zanardi Batistel (Escola Municipal Campos Sales).
Os demais vereadores são: Isabelly Hoffmann, Maria Luiza Fioravanço Pinto Fávero (Escola Estadual Pandiá Calógeras), Emilly Almeida dos Santos, Robson Longo Agostini e Laura Reche (todos da Escola Municipal Campos Sales) e Anderson Daniel Bernardi (Escola Municipal Silva Jardim).
As indicações aprovadas foram as seguintes:
Laís Bavaresco Miri apresentou projeto na área da segurança pública, sugerindo a instalação de câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos do interior do município, como encruzilhadas e áreas de maior movimentação, visando aumentar a segurança da população.
Maria Cecília Mascarello Rosa expôs o projeto na área do Meio Ambiente, sugerindo a criação do projeto “Adote uma Árvore”, uma iniciativa que envolva a população no plantio e cuidado de árvores em áreas urbanas da cidade.
Isabelly Hoffmann manifestou que o seu projeto na área da Infraestrutura, sugerindo um programa de Padronização de Calçamento, incluindo sinalização segura para pedestres e ciclistas, garantindo mais conforto, segurança e organização, com o objetivo de garantir mais acessibilidade, segurança e qualidade de vida para os moradores.
Maria Luiza Fioravanço Pinto Fávero revelou que o seu projeto na área da Sustentabilidade, sugerindo a criação de um programa de Iluminação Pública Sustentável, com a substituição das lâmpadas comuns por lâmpadas LED e captação de energia solar. Além disso, sugere ações educativas sobre eficiência energética e sustentabilidade, envolvendo a comunidade e as escolas.
Robson Longo Agostini apresentou projeto na área de Bem-Estar-Animal, sugerindo a criação do projeto “Amigo dos Animais”, em parceria com a Prefeitura, ONGs e escolas, com o objetivo de conscientizar a comunidade e os estudantes sobre a importância do cuidado com os animais.
Emilly Almeida dos Santos divulgou o seu projeto na área da Infraestrutura, sugerindo melhorias e adequações na biblioteca municipal, a fim de que a leitura se torne mais atrativa para as crianças.
Ana Luiza Zanardi Batistel alegou que o seu projeto na área da Saúde Mental, sugerindo a realização da Semana Municipal de Valorização da Vida nas escolas, para promover a conscientização sobre a importância da saúde mental dos estudantes.
Laura Reche citou que o seu projeto na área do Meio Ambiente, propondo a criação de um programa voltado à manutenção e limpeza dos terrenos baldios do município, estabelecendo que os proprietários sejam responsáveis por mantê-los limpos, prevendo aplicação de multa em caso de descumprimento.
Anderson Daniel Bernardi anunciou que o seu projeto na área do Lazer, sugerindo a revitalização do Parque de Rodeios Municipal, incluindo arborização, ampliação e melhoria na infraestrutura.
Que este seja apenas o início de uma bela trajetória de compromisso com o bem comum e amor por Camargo!